terça-feira, 5 de julho de 2011

Prenda-me Se For Capaz



Título original: (Catch Me If You Can)
Lançamento: 2002 (EUA)
Direção: Steven Spieberg
Atores: Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken, Martin Sheen
Duração: 140 min
Gênero: Policial 

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Carl Hanratty (Tom Hanks) e de Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio). Hanratty é um agente do FBI que passou anos atrás de um famoso falsário que aplicava golpes em companhias aéreas, bancos, hospitais. "Prenda-me se For Capaz" é baseado em fatos reais da vida de Frank Abagnale Jr, um garoto de 17 anos, que está enganando a polícia e torna-se um gênio na arte da falsificação de cheques.

Steven Spielberg e Tom Hanks em todos os filmes quando juntos são um sucesso de bilheteria. É um filme leve e cômico, que faz com que o espectador torça ou pelo policial solitário, vivido por Tom Hanks, ou pelo garoto em busca de atenção e aventura, vivido por Leonardo.

Tom Hanks, como sempre muito à vontade, em um papel onde mesmo fazendo o policial durão vai conquistando a confiança e a atenção do público, já que ele também quer atenção de seu criminoso Frank. Um policial que passa o Natal solitariamente por não ter familia.

Já Leo, que também está muito bem no filme, vive enganando as companhias aéreas, não por ser realmente um grande criminoso, mas para conseguir dinheiro para ter novamente a sua familia de volta. E como DiCaprio tem realmente um rosto de menino, especialmente nas cenas de colégio, ficou ótimo.

Um ponto chave do filme é que Frank, que tinha uma familia bem financeiramente, vê o seu mundinho desmoronar, quando o pai perde o dinheiro e a mãe o divórcio, ele então foge de casa. Ela volta a ter nova familia, e o pai, continua fugindo da receita federal, é com esse pai, que sempre deu apoio as atitudes do filho, que ele mantém contato, e que não quer que o filho pare de viver a fantasia de ter dinheiro e ser rico, mesmo que seja falsificando cheques. O filme é todo cheio de surpresas, tem uma narrativa interessante e não é cansativo.

Com uma abertura simples e de extremo bom gosto o  público já pode ter uma  idéia de como será o visual do filme. Aqueles que ficarem mais atentos perceberão que na própria apresentação há rápidas cenas e bem breves que mostram o que irá acontecer no decorrer do filme, como a perseguição de Hanratty a Frank Abagnale Jr. por diversos locais que, de certa forma, podem ser visualizados ali. Spielberg optou por uma abertura de muito bom gosto. É um filme feito com muita elegância e acima de tudo demonstrando um imenso respeito ao público. Excelente...


Nenhum comentário:

Postar um comentário