sábado, 30 de julho de 2011

O Turista


Título original: The Tourist
Duração: 103 minutos (1 hora e 43 minutos)
Gênero: Drama / Suspense
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Ano: 2010
País de origem: EUA / França

Elenco: Angelina Jolie(Elise Clifton-Ward)
Johnny Depp(Frank Tupelo)
 Paulo Bettany(Acheson)
Timoty Dalton(Jones)

Sinopse: Johnny Depp atua como um turista americano cujos flertes brincalhões com uma estrangeira levam a uma rede de intriga, romance e perigo em “O Turista”. Durante uma viagem improvisada à Europa para curar um coração partido, Frank (Depp) desenvolve uma inesperada relação amorosa com Elise (Angelina Jolie), uma mulher extraordinária que deliberadamente cruza o seu caminho...

Um filme despretensioso com um diretor sério. Não poderia dar em outra coisa: um filme meio comédia, meio policial. A  Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood  destacou O Turista como entre os melhores de 2010 no Globo de Ouro. Reforço, que esse filme seria uma comédia se o diretor Florian Henckel von Donnersmarck, como já disse, não levasse a coisa tão a sério. Em seu primeiro trabalho hollywoodiano, o alemão de A Vida dos Outros, se comporta mais ou menos como o holandês Anton Corbijn quando fez sua estreia hollywoodiana, em um Homem Misterioso.  Após ver esse filme confirmo como anda banalizado o gênero espionagem.

Já no início do filme se pede um close-up no rapaz que entrega a carta a Jolie. Esse close-up acontece algumas vezes mais sem necessidade em outras sequências. O diretor se perde um pouco ao se definir pela seriedade e não pela leveza para deixar o roteiro mais refinado. Fica um pouco cansativo ao focar várias vezes cenas com a frase em que os personagens dizem: não atirem no cara.

O sotaque de Jolie(que interpreta uma inglesa) está muito forçado. Depp interpreta um turista, inicialmente, com cara de inocente e depois, quando precisa correr fica esperto. A confusão na construção dos personagens e a insistência com os sotaques diversos (ele fala espanhol no lugar de italiano) fazem o filme pesar de vez para o lado cômico. Estabelece-se, então, um acordo velado: - a gente vai assistir a O Turista na brincadeira e, assim, quando a confusa reviravolta final acontecer, vamos encará-lo só como mais um bom filme à la hollywood. La Jolie(atriz que muito admiro) dessa vez deixou a desejar e Depp(sempre intuitivamente correto) dessa vez apenas fez o seu arroz com feijão(meio queimado e totalmente sem sal).

Ah! Cheguei a uma conclusão: Faltou somente a direção combinar com o espectador o local e horário ideal para assistir a esse filme, mas dou uma dica: - Que tal ao meio-dia de uma quarta-feira fria e cinzenta? De preferência em um local parecido com a capital alemã... Seria uma comédia, para não dizer outra coisa!!! Haja paciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário