sábado, 16 de julho de 2011

Loup - Uma Amizade para Sempre




Original: Loup
Duração: 102 minutos (1 hora e 42 minutos)
Elenco: Nicolas Brioudes, Pom Klementieff e Min Man Ma
Gênero: Drama
Direção: Nicolas Vanier
Ano: 2009
País de origem: França

Sinopse: Emocionante aventura vencedora do Earth Grand Prix do Festival Internacional de Cinema de Toronto. Sergei, garoto de 16 anos, é filho de Boris, chefe do clã de criadores de renas de sua tribo. Ele parte em sua primeira grande jornada pelas montanhas da Sibéria, levando o rebanho e protegendo os animais, a única fonte de renda de seu clã. Pronto a salvar as renas de todos os tipos de perigos, Sergei sabe que seu pior inimigo está sempre por perto, o lobo.

A relação homem-natureza retratada nesse filme nos trás de volta a pureza e simplicidade, e resgata  o que estamos perdendo ao nos relacionarmos de forma cruel com a natureza.

Às vezes parece que é filme em outras parece que é documentário. De início parece um filme sobre aventura, porém no decorrer do drama verifica-se uma preocupação da direção com o documentário. Os dois se encaixam perfeitamente aqui. Acaba que chega-se a conclusão que é  um documentário muito bem filmado.

Na sua primeira incursão como guardião das renas, o rapaz se depara com uma loba e seus filhotes fofinhos, e seu pensamento altera-se radicalmente, fugindo da tradição de seu povo, que elimina predadores em potencial.

Com passagens belíssimas, fotografia lindíssima, com uma trilha sonora muito bonita o que chama atenção sãos os lobos muito bem treinados. O  filme não desenvolve rápido, lento e com tramas paralelas rasas e a corajosa tentativa de misturar atores e não atores da população local para dar um pouco mais de tensão às cenas.

Existe uma falta de sincronia entre o elenco e a direção. O diretor de início se prende ao documentário, o que faz com que a trama não se desenvolva. Observei ao longo das cenas que faltou, principalmente, um enredo    e    Loup,     definitivamente,    não   é    bom  filme.    Faz o   espectador mais saudosista se lembrar do velho e simpático rin-tin-tin aquele cachorro amigo da década de 20 do século XX.

Em "Loup - Uma Amizade para Sempre" o que guia a narrativa são as dinâmicas entre o homem e a natureza, que ora se aproximam e se relacionam pacificamente, ora tornam-se inimigos disputando os mesmos objetivos. Confesso que esperava mais desse decantado filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário