domingo, 5 de junho de 2011

Se Beber, Não Case!



Título original: The Hangover
Lançamento: 2009 - Alemanha, EUA
Direção:  Todd Phillips
Atores:  Bradley Cooper,  Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather Graham.
Duração: 100 min
Gênero: Comédia
Status: Arquivado

Doug Billings (Justin Bartha) está prestes a se casar. Stu Price (Ed Helms), um dentista que planeja pedir a namorada em casamento, Phil Wenneck (Bradley Cooper), um professor colegial entediado com o matrimônio, e Alan Garner (Zach Galifianakis), seu futuro cunhado, são seus melhores amigos. O trio organiza uma festa de despedida de solteiro para Doug, levando-o para Las Vegas. Lá eles alugam uma suíte e têm uma noite de grande badalação. Na manhã seguinte os três acordam sem ter a menor idéia do que aconteceu na noite anterior. Eles sabem apenas que Stu perdeu um dente, há um tigre no banheiro, um bebê no closet e Doug simplesmente desapareceu. Para descobrir o que ocorreu, eles tentam juntar as memórias e reconstituir os eventos do dia anterior.

Super engraçado. Ótimas tiradas, muito boa as atuações de Bradley Cooper, Ed Helms e Zach Galifianakis, e os coadjuvantes Ken Jeong e Heather Graham... Com uma comédia adulta, mas ao mesmo tempo inocente e com roteiro excepcional os atores dão aula de que como fazer humor.  Ken Jeong  no papel de Sr. Chow, também, está muito engraçado apesar de rápida passagem pelo filme.

O roteiro não é nenhuma novidade, porém é por esse motivo que o filme surpreende. O ponto alto foi o fato de que ninguém sabia o que havia acontecido até o momento em que eles acordaram..Nem o público sabia, isso foi super interessante. Somente no final é que todos temos a noção das barbaridades que eles cometeram.

O espectador mais atento vai dar boas gargalhadas quando no casamento tocar "Candy Shop". Essa versão ficou muito boa, pois quem não sabe inglês pensa até que é uma música normal, mas a letra dela jamais poderia ser tocada num casamento.

Se Beber, Não Case! é a maior bilheteria da história em comédias para maiores de 18 anos nos EUA. Acredito que esse fato deve-se não tão somente aos maravilhosos atores, mas também a direção competentissima de Todd Phillips, que obedeceu o roteiro sem querer inventar.

A fórmula de sucesso de um filme ninguém jamais saberá. Se todos soubéssemos não haveria Oscar e nem Globo de Ouro, mas quando atores do porte de Bradley Cooper usam o tempo certo para nos fazer rir enviando a deixa para o colega só pode dar nisso: um filme maravilhoso de comédia onde não há estrelas e sim atores mais preocupados em colaborar com o texto e com o próprio colega. Pura técnica em todos os sentidos...

O que percebo, também,  é que nos dias de hoje, é super difícil fazer as pessoas rirem. E é por isso que temos que dar o maior valor a essa comédia, que de tão engraçada serve para diminuir o nosso estresse após, digamos assim, um longo dia de trabalho...             

Nenhum comentário:

Postar um comentário