Título Original: Dedication
Origem: EUA
Ano: 2007
Diretor: Justin Theroux
Elenco: Billy Crudup, Mandy Moore, Tom Wilkinson, Christine Taylor, Bob Balaban, Cassidy Hinkle, Amy Sedaris, Dianne Wiest, Martin Freeman.
Duração: 95 min.
Gênero: Romance
Distribuidora: Califórnia
Sinopse:
Um anti-social e emocionalmente complexo autor de livros infantis de sucesso é forçado a trabalhar com uma bela ilustradora, depois que seu melhor amigo e colaborador criativo morre. Enquanto Henry Roth luta para deixar os fantasmas de amor e vida irem embora, ele descobre que talvez seja necessário um pouco de dedicação.
O primeiro ato de “Dedication”, que marca a estréia na direção do ator Justin Theroux (conhecido pelo papel em “Cidade dos Sonhos” e pela participação na quarta temporada de “Six Feet Under”), tem um objetivo puro e claro: mostrar que existe algo de errado com o escritor de livros infantis Henry Roth (Billy Crudup). Quando está ansioso e nervoso, ele dorme com algo pesado em cima dele. Teve a inspiração para o seu livro mais famoso ao assistir a um filme pornô no cinema. Quer se livrar da namorada (Christine Taylor) porque ainda não se sente pronto para casar. E, principalmente, sua personalidade é tão difícil e excêntrica que ele não consegue se relacionar bem com as pessoas que estão ao seu redor, com uma única exceção: o ilustrador Rudy Holt (Tom Wilkinson). Quando Rudy está prestes a morrer, deixa uma última mensagem ao melhor amigo: “termine o livro e encontre a garota certa”.
Apesar de ser totalmente o oposto de Henry Roth, Lucy Reilly (Mandy Moore, num dos papéis mais diferentes de sua carreira) também está bastante machucada e arredia. Ela acabou de terminar um relacionamento com Jeremy (Martin Freeman) e está por um fio de ser despejada de casa pela própria mãe (Dianne Wiest) por causa dos constantes atrasos no aluguel. Quando recebe a proposta de Arthur Planck (Bob Balaban) para ser a ilustradora do novo livro de Henry, Lucy não está somente interessada no dinheiro que o emprego lhe dará; e sim, está em busca da oportunidade de trabalhar com alguém que é realmente muito bom no que faz.
Em “Dedication”, iremos assistir ao que acontece no decorrer das três semanas em que Henry e Lucy se reúnem para trabalhar juntos. O roteiro do filme, que foi escrito pelo estreante David Bromberg, pode parecer, a princípio, uma obra muito pessimista; mas, na realidade, “Dedication” possui uma mensagem bastante otimista e que é apresentada de uma maneira muito bonita por Justin Theroux e elenco. O que iremos perceber é que o encontro entre estes dois personagens não aconteceu por acaso. Ele é somente uma conseqüência de outra frase que Rudy deixou para Henry no seu leito de morte: “a vida é um salto único para a felicidade”.
Gostei muito desse filme. E a estréia do Justin Theroux na direção de um longa-metragem é ótima.
O filme flui naturalmente. Há cenas densas, mas não foge nunca do seu objetivo. Theroux dirige com muita responsabilidade.
Destaque para Wilkinson, Wiest e Mandy Moore(sou fã dessa cantora fabulosa e ótima atriz). Estão muito bem.
O roteiro é, digamos assim, meio que alucinado. Temos que acompanhar atentamente, porque senão nos perdemos e acabamos por não entender certas mensagens. Isto torna o filme extraordinário. Prende o espectador de uma forma espetacular. Não dando tempo nem para raciocinar em certas tomadas, tal a agilidade das cenas.
A iluminação é ótima, roteiro muito bom. Gostei muito da montagem. Enfim um filme que a gente não esquece. Não é cansativo. Recomendo com louvor. Excelente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário