domingo, 22 de maio de 2011

O Vencedor



Título original: (The Fighter)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: David O. Russell
Duração: 114 min
Gênero: Drama
Status: Em cartaz

Sinopse:

Dicky Ecklund (Christian Bale) é uma lenda do boxe que desperdiçou o seu talento e a sua grande chance. Agora, o seu meio-irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) tentará se tornar uma nova esperança de campeão e superar as conquistas de Dicky. Treinado pela família e sem obter sucesso em suas lutas, Micky terá que escolher entre seus familiares e a vontade de ser um verdadeiro campeão. "O Vencedor" é inspirado em uma emocionante história real onde a maior luta de nossas vidas é a conquista dos nossos próprios sonhos.

Confesso que comecei assistindo o filme com uma certa dúvida. Afinal um tema de luta de boxe. Esporte do qual não sou nada fã... Enfim, fui em frente... O que vi de início foi uma lição de amor as avessas. Ou seja, um filme que não é em nenhum momento politicamente correto, mas que nos mostra em cada cena fantástica desse maravilhoso ator Christian Bale (Dicky) uma lição de vida para todos nós. 

A lição de que nunca seremos reféns de fracassos se assim o desejarmos. A família de Dicky um pouco caricata (diga-se de passagem), às vezes, é até engraçada. O laço de família entre eles é muito forte. O que eu senti foi que no fundo o diretor queria o tempo todo (e conseguiu) nos mostrar que mesmo em  meio ao caos e inseguranças interiores pode e deve existir o sonho. Aquela coisa simples de querer nos mostrar que a rosa pode nascer no meio do asfalto e sobreviver linda e perfumada.

O filme é realmente muito bom! A atuação dos atores é fantástica! Não poderia caber música mais perfeita na cena em que Dick cantarola prá sua mãe "I started a joke" dos Bee Gees em uma linda cena...

Realmente Bale tá brilhante neste filme, cujas interpretações são magistrais como por exemplo: Psicopata Americano, Batman, Indomáveis e o Sobrevivente. Muitos criticam sua performance no filme O Exterminador do Futuro (concordo que o filme é muito ruim, mas a atuação de Bale não foi tão fraca como alguns comentam). Não poderia deixar de comentar a atuação de  Charlene Fleming (Amy Adams), perfeita no papel de namorada de  Mick, que veio para abalar a relação já tumultuada da família.

       Quanto ao filme O Vencedor considero justa as 7  indicações ao Oscar. Corretíssima  a direção de Russel. Ciente que estava lhe dando com um tema muito difícil que é a fragilidade humana ele deixou o clima de quase total violência correr, mas sem perder um só minuto em cada sequência a meta que o filme propunha que era o direito de sonhar, o direito de vencer na vida, ou melhor, vencer a vida. Eis a síntese do filme: a vitória da luta contra as drogas, a vitória contra a dissolução da família,  a vitória em todas as formas de lutas e a necessidade de sonhar.

       Esse filme já nasceu vencedor não somente nas disputas de boxe,  mas também por todas as conquistas que conseguiu nos mostrar através da luta de seus personagens tão reais e tão (pasme) tão docemente humanos...  

       Excelente em todos os aspectos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário