segunda-feira, 18 de julho de 2011
Vanilla Sky
Título original: Vanilla Sky
Duração: 145 minutos (2 horas e 25 minutos)
Gênero: Suspense
Direção: Cameron Crowe
Ano: 2001
País de origem: EUA
Elenco:
Tom Cruise (David)
Penélope Cruz (Sofia)
Cameron Diaz (Julie)
Kurt Russell (Dr. Curtis McCabe)
Roteiro:
Cameron Crowe, Baseado em roteiro escrito por Alejandro Amenábar e Mateo Gil
Estúdio:
Cruise-Wagner Productions
Distribuição:
DreamWorks Distribution L.L.C. / Paramount Pictures / UIP
Desenho de produção:
Catherine Hardwicke
Fotografia:
John Toll
Produção:
Tom Cruise E Paula Wagner
Edição:
Joe Hutshing
Direção de arte:
John Chichester E Beat Frutiger
Música:
Nancy Wilson
Sinopse:
Em Nova York são narrados em flashback fatos angustiantes da vida de David Aames (Tom Cruise), um jovem empresário que é dono de um império editorial. David tem sua vida modificada quando conhece Sofia Serrano (Penélope Cruz), uma bela jovem por quem se apaixona.Tal relacionamento desperta ciúmes em Julie Gianni (Cameron Diaz), uma " amizade colorida" de Davis, que quer muito mais que mero envolvimento sexual com ele. Um dia, após sair da casa de Sofia, David encontra Julie, que usando o pretexto de querer conversar com ele o convence a entrar no carro dela. Em um ímpeto de loucura, e cega por se sentir preterida, ela lança o carro por cima de um viaduto. Ela não resiste ao impacto e morre. David sobrevive, mas fica com o rosto bem desfigurado e entra em coma, ficando neste estado por três semanas. Ao se ver David fica traumatizado e oferece qualquer quantia para reconstruírem seu rosto. Repentinamente realidade e fantasia se confundem de forma assustadora.
Pelo que observei Tom Cruise dá o melhor de si numa performance digna de Oscar no papel do playboy David Aames. O filme acerta ao mergulhar na mente e no psicológico de seu protagonista, tornando-se uma análise da vaidade e do comportamento masculino.
Classificar "Vanilla Sky" como romance? Na verdade, se trata de um suspense daqueles bem fora da realidade. Isso já era esperado, já que o filme é uma refilmagem de "Abre Los Ojos", do diretor chileno Alejandro Amenábar ("Os Outros"). Para essa versão, o ator, e agora produtor, Tom Cruise, comprou os direitos da refilmagem e como Amenábar não aceitou fazê-la foi contratado Cameron Crowe ("Quase Famosos"), com quem Cruise já havia trabalhado em "Jerry Maguire". Também para o elenco, ele escalou a espanhola Penélope Cruz e a sempre bela Cameron Diaz.
Embora Cameron Crowe tenha reescrito o roteiro para essa versão, a projeção apresenta um suspense fora do comum, que se baseia em situações estranhas para abrir novos caminhos à projeção. Isso porque a história, no começo do filme, se apresenta de forma extremamente morna e repetitiva, até o complemento da metade da projeção.
O filme se divide em duas metades totalmente diferentes, que regulam a fita. Até mesmo a direção de Crowe se alterna. O começo é confuso, a seqüência inicial chega a irritar o espectador, vários closes em uma cidade sem necessidade.
Com o desenrolar do filme, Crowe, que é um ótimo diretor, se acerta e passa a caminhar na linha do ótimo roteiro. Os acontecimentos se arrastam e o maior problema de toda a direção é que ele arrasta os acontecimentos de uma forma desnecessária.Graças ao dinamismo que o roteiro atinge, o espectador não desanima. A história toma caminhos que ninguém pode imaginar e por isso se torna também bastante complicada, mas conforme o filme se desenvolve a trama envolve o espectador, que entra cada vez mais no drama do personagem, que não sabe de forma alguma o que se passa com ele.
Vale lembrar que esse filme é de suspense, já que a cada tentativa dramática só é conseguida a muito custo. No final, ao contrário do que todos pensavam, o filme passa sem furos, explicando tudo aquilo que atormentava a mente do público.O elenco está razoável e os atores não vestiram os personagens.
Tom Cruise é outro que só conseguiu melhorar e muito o seu personagem após a metade da projeção, sendo que no início também é pura repetência. Penélope Cruz está melhor que de costume, mas ainda longe de ser boa atriz. Cameron Diaz... Essa sim está ótima, com um papel dinâmico consegue uma das melhores interpretações de sua carreira, mesmo não estando muito tempo em cena. A trilha sonora é muito boa, com músicas do ex-Beatle Paul McCarthney, e a fotografia é clara do jeito que eu gosto. "Vanilla Sky" peca por seu início fraco, mas logo toma a cara de um suspense forte e complicado, do jeito que o público gosta. Um bom filme!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário