quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sindicato de Ladrões



Sindicato de Ladrões
(On the Waterfront, 1954)

Direção: Elia Kazan
Roteiro: Malcolm Johnson e Budd Schulberg
Gênero: Drama/Policial
Origem: Estados Unidos
Duração: 108 minutos
Tipo: Longa-metragem
Gênero: Drama
Origem/Ano: EUA/1954
Direção: Elia Kazan


 Elenco:
   Marlon Brando...
Karl Malden...
Lee J. Cobb...
Rod Steiger...
Pat Henning...
Leif Erickson...
James Westerfield...
Tony Galento...
Tami Mauriello...
John Hamilton...
John Heldabrand...
Rudy Bond...
Don Blackman...
Arthur Keegan...
Abe Simon...

Prêmios: Oscar de Melhor Filme, Diretor, Ator (Marlon Brando), Atriz Coadjuvante (Eva Marie Saint), Roteiro, Fotografia, Direção de Arte e Montagem. Indicações para Melhor Ator Coadjuvante (Lee J. Cobb, Karl Malden e Rod Steiger) e Trilha Sonora.

Sinopse: Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando uma trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as conseqüências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint). Vencedor de 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator (Marlon Brando).

"Sindicato de Ladrões" é um verdadeiro clássico dos anos 50. Violento, mas tem enredo e é fantástico, emociona o espectador. A direção de Kazan faz uma dura crítica à corrupção que reinava, na época, na área portuária, mostrando com sua câmera os privilégios dos que apoiavam os negócios ilícitos da cúpula do sindicato, bem como, a forma violenta com que eram tratados os que se opunham ao sistema reinante.

Marlon Brando, no papel do ex-boxeador, dá uma verdadeira aula de interpretação, o que lhe valeu o Oscar de Melhor Ator. Eva Marie Saint, uma das musas de Hitchcock, aparece muito bem como uma garota simples mas determinada, sendo agraciada com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Lee J. Cobb, Karl Malden e Rod Steiger, com destaque para o primeiro, que rouba muitas das cenas em que aparece, estão também ótimos em seus papéis.

O filme conta, ainda, com um ótimo roteiro, uma bela fotografia e uma excelente trilha sonora. Enfim, do roteiro a fotografia tudo é maravilhoso. Esse é o tipo de filme que fala por si só. ESPETACULAR..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário