segunda-feira, 13 de junho de 2011
Cidadão Kane
Sinopse:
Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.
Citizen Kane, 1941
O que surpreende ao assistirmos o filme é a temática tão atual. Cidadão Kane não envelheceu. O roteiro traz uma complexidade do personagem central absolutamente atual. Existe uma liberdade de narrativa onde ele permite juntar num mesmo pacote vários tons e linguagens para contar uma mesma história. Pula do drama psicológico para o documentário com uma liberdade ainda rara hoje em dia. Na fotografia Welles inventou técnicas, lentes e enquadramentos. A montagem é meio que, digamos assim quebrada, musical, muda de ritmo o tempo todo. Até o tema não poderia ser mais atual, Kane poderia ser um empresário do petróleo, a fonte de energia do futuro na época, mas não, é um empresário da informação, como se Welles soubesse nos anos 40 (e lá se vão 70 anos) que o petróleo estava com os dias contados. Por todos estes aspectos o filme pode ser chamado tranquilamente de impactante e visionário.
Obra-prima do cinema mundial "Cidadão Kane" é um mito, assim como o magnata do jornalismo focalizado nesse filme também o é. O filme mostra a construção do império jornalístico de tal personagem desde sua infância humilde até sua morte. Mostra várias questões tais como a ascensão social, a queda e obscuridade de um homem após sua fama e reconhecimento social, decadência e questões ligadas a formação e manipulação da opinião pública, etc.
Confesso que gostaria de ter vivido naquela época para poder sentir o efeito devastador na vidas dos espectadores, que com certeza vibram com esse filme tão revolucionário e marcante.
Simplesmente maravilhoso!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário